Perda Auditiva em Bêbes/Crianças – A Importância do Diagnóstico Precoce

De acordo com American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) o diagnóstico da perda auditiva, bem como seu tratamento, deve ser realizado até os primeiros 6 meses de vida, para que a criança possa ter um desenvolvimento normal de fala e linguagem, similar as crianças com audição normal.

O período crítico para o desenvolvimento normal de fala/linguagem é desde o nascimento até os 3 anos de vida. A perda auditiva, em muitos casos, não é detectada até que a criança complete 2, 3 ou 4 anos de vida, quando prejuízos irreversíveis ao desenvolvimento normal da criança já ocorreram. Uma criança com perda auditiva tem dificuldades para ouvir normalmente os sons de fala. A perda auditiva pode estar presente desde o nascimento ou, em alguns casos, pode surgir posteriormente. É importante ressaltar que a maioria dos bebês com perda auditiva tem pais com audição normal.

Os programas de Triagem Auditiva Neonatal foram desenvolvidos com a finalidade de prevenir os efeitos negativos da perda auditiva no desenvolvimento cognitivo, linguístico, auditivo, socioemocional e acadêmico de bebês e crianças. A perda auditiva, portanto, deve ser identificada o mais rápido possível, logo após o nascimento, bem como a intervenção deve ser imediata.

Para confirmar a perda auditiva de recém-nascidos e crianças pequenas que falharam na triagem auditiva na maternidade, deve-se utilizar testes/exames específicos para avaliar a integridade do sistema auditivo, em ambas as orelhas, estimar a sensibilidade auditiva por frequências, determinar o tipo de perda auditiva, monitorar e fornecer informações necessárias para iniciar os ajustes dos dispositivos de amplificação (próteses auditivas). Nossos equipamentos de última geração permitem a execução de diagnósticos da audição de maneira efetiva. É possível qualificar o déficit da audição desde o recém-nascido até o paciente idoso, incluindo pacientes não colaborativos. Nossa equipe, composta por fonoaudiólogos especializados, realiza o acompanhamento dos pacientes através de exames de rotina específicos para cada necessidade.

Perda Auditiva em Bêbes/Crianças – A Importância do Diagnóstico Precoce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo