Audiometria tonal, vocal e infantil
A audiometria é um exame que avalia a capacidade auditiva, sendo imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento de doenças da audição.
Esse exame é indicado para quem apresenta redução ou perda de audição, zumbido, tontura, sensação de “ouvido tampado” ou, ainda, crianças com risco de perda auditiva, seja por histórico familiar, doenças genéticas, síndromes, má formação ou prematuridade.
Cada necessidade pode, talvez, exigir a associação a outros exames para um diagnóstico mais preciso.
A audiometria também faz parte da rotina para adaptação e ajuste de próteses auditivas.
Na Clínica Andreia Lot, fazemos o diagnóstico de crianças e adultos.
Agende seu atendimento
11 3031-2869
11 99109-6767
Como é feita a audiometria?
A audiometria não exige preparo, e nem tem qualquer tipo de contraindicação. É um exame indolor, feito em nossa sala acústica, específica para diagnósticos audiológicos, onde o paciente é examinado com conforto e segurança, por aproximadamente 30 minutos.
Essa estrutura é importante, pois o sucesso do exame depende da interação e resposta do paciente, como veremos a seguir.
Quais são os tipos de audiometria feitos na clínica?
Audiometria tonal
Esse exame tem o objetivo de identificar o volume mais baixo que o paciente consegue ouvir. Portanto, serão apresentados diferentes sons ao paciente, e ele irá sinalizar o fonoaudiólogo sempre que ouvir algum deles;
Audiometria vocal
Já neste exame, o fonoaudiólogo avalia se o paciente consegue distinguir as palavras apresentadas em ambiente controlado, e se essa distinção está de acordo com o esperado. Para isso, o paciente irá repetir as palavras que lhe são apresentadas.
Audiometria infantil
O exame é similar ao dos adultos, mas com procedimentos personalizados para a faixa etária da criança, bem como motivo da prescrição. Por isso, é recomendado que seja feito em um horário que ela esteja disposta, sem sono ou fome. Pode ser feito a partir dos seis meses de idade.
Além das indicações já citadas, ele também pode ser recomendado para:
- Monitoramento audiológico em casos de infecção no ouvido;
- Avaliação e diagnóstico diferencial de atraso no desenvolvimento de fala e linguagem;
- Diagnóstico diferencial da avaliação do Transtorno do Espectro Autista;
- Exame complementar da avaliação do processamento auditivo central.