O objetivo da avaliação do processamento auditivo central (PAC) é verificar as habilidades/inabilidades auditivas para propor estratégias de reabilitação.
Este exame também é usado para fins diagnósticos de outras alterações as quais os indivíduos apresentam comportamentos similares ao dos portadores do transtorno de processamento auditivo central (TPAC).
A avaliação do PAC pode ser solicitada por diferentes especialidades, sendo as mais comuns:
11 3031-2869
11 99109-6767
A avaliação é realizada em português brasileiro e, para isso, o indivíduo deve compreender as instruções e ouvir o som que foi apresentado. Sendo assim, não é recomendada para indivíduos que não falem português brasileiro, pessoas com alteração cognitiva severa e/ou perda auditiva de grau severo ou profundo.
A avaliação pode ser realizada a partir dos cinco anos de idade.
Antes da avaliação do PAC, é necessário investigar o funcionamento do sistema auditivo periférico, realizando a avaliação audiológica pediátrica, que inclui avaliações comportamentais (audiometria e logoaudiometria) e eletroacústicas (timpanometria, pesquisa dos reflexos acústicos estapedianos e emissões otoacústicas).
Após essa avaliação, usamos medidas eletrofisiológicas e testes auditivos especiais para investigar o funcionamento do sistema auditivo central e habilidades auditivas.
Dentre os testes utilizados, nesse serviço temos o teste DSI (Dichotic Sentence Identification) em português brasileiro, o qual foi elaborado por Andrade, Iório e Gil (2010).
O teste de identificação de sentenças (DSI) é utilizado para avaliar a habilidade auditiva de figura fundo para sons verbais, o mecanismo fisiológico de discriminação auditiva de sons verbais em escuta dicótica e o processo gnósico de codificação.
A vantagem da utilização desse teste é a padronização dos resultados, segundo a idade e escolaridade do paciente.
O transtorno do processamento auditivo central é uma dificuldade de processamento da informação sonora. Ou seja, é um problema entre a captação do som no ouvido e transmissão para o cérebro.
A audição é um sentido muito importante para a aprendizagem das crianças. Quando elas apresentam dificuldade de entender o que os professores e colegas dizem e/ou na fala, podem ter o aprendizado prejudicado.
Agende seu atendimento